Padaria na Obra, iniciativa da MRV, oferece pães quentes nos canteiros de obras

Projeto da construtora beneficia mais de mil trabalhadores em suas obras em São Paulo

Por Conexão Construção 10/07/2025 - 10:03 hs
Foto: MRV
Padaria na Obra, iniciativa da MRV, oferece pães quentes nos canteiros de obras
Projeto da MRV oferece pães fresquinhos para os colaboradores

Um café da manhã e da tarde digno e de qualidade pode transformar a rotina de trabalho e promover bem-estar. Foi com esse propósito que a MRV, maior construtora da América Latina, implementou o projeto “Padaria na Obra” em seus canteiros de obras na cidade de São Paulo. A ação já conta com 13 padarias ativas, atendendo diariamente mais de mil colaboradores.

A iniciativa surgiu como resposta à recomendação do Sintracon-SP, que orienta as construtoras a oferecerem pães aos trabalhadores sempre que houver mais de 20 colaboradores atuando em uma obra. Mas a MRV decidiu ir além: em vez de apenas distribuir pães, a empresa contrata padarias terceirizadas que levam toda a estrutura necessária para assar os pães diretamente nos canteiros. Os fornecedores instalam geladeiras, estufas e fornos, garantindo que o alimento seja servido quentinho e fresco todos os dias. Além dos pães, a construtora disponibiliza café, leite e suco. Em datas especiais, há cafés da manhã comemorativos com outros itens como croissants, bolos etc.

“Percebemos que o momento do café tem um papel importante no dia a dia das obras. Com a Padaria na Obra, entregamos mais do que alimento: entregamos cuidado, respeito e dignidade”, destaca Valter Soares Rodrigues, diretor de produção da MRV em São Paulo.

Essa atenção ao bem-estar ganha ainda mais relevância quando se analisa o perfil atual dos trabalhadores da construção civil. Segundo estudo encomendado pelo SindusCon-SP à consultoria Ecconit, o setor emprega atualmente 7 milhões de pessoas no Brasil, sendo 1,5 milhão no Estado de São Paulo (dados de 2023).

O trabalhador médio brasileiro da construção é homem, tem cerca de 41 anos, possui ensino fundamental incompleto e trabalha cerca de 37 horas semanais. No estado de São Paulo, esse perfil é semelhante, com leve avanço escolar (ensino fundamental completo) e jornada de 38 horas semanais.

Diante dessa realidade, iniciativas como o Padaria na Obra ganham força ao reconhecer o esforço dos trabalhadores e investir em medidas práticas de valorização, que vão além do básico e promovem dignidade no cotidiano dos canteiros.